Cristiano Marcos Pires Neto (Cristiano Deveras) goianiense nascido em 25/12/1972, escritor e poeta, formando em Letras pela Unopar - Universidade Norte do Paraná e ex-estudante de filosofia, na Universidade Católica de Goiás.

Como contista foi agraciado em 2006 com a “Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos”, da União Brasileira de Escritores, seção Goiás, com seu livro de estréia “Jantar às 11”, e Menção Honrosa no “Prêmio Lucilo Varejão” do Concurso Literário da Cidade do Recife, versão 2008, com seu segundo livro, “Coração de Pedra”. 

Co-organizador da antologia “Bar do Escritor – Anarquia Brasileira de Letras”, onde reúne mais de trinta autores de várias partes do Brasil, todos conectados nos espaços virtuais da grande rede. Contribui com os sites “Manufatura” e “Blog do Bar do Escritor”, estando desta forma habituado com a literatura eletrônica feita no séc. XXI. 

A proposta de uma oficina de literatura prima pelo uso da intuição, do impulso, da vontade do aluno, que, juntamente com a técnica estudada irá trabalhar melhor as questões da escrita tanto na prosa quanto na poesia, assim como a interpretação dos diferentes tipos de textos que permeiam estes estilos. 

A discussão de diversos textos de autores com estilos díspares, a produção de material, estruturação de personagens, enredos e tramas, todos os elementos participantes do processo da escrita. No decorrer da oficina,  serão feitos convites para diversos autores goianos para que façam palestras para os participantes, em parceria com a União Brasileira de Escritores, seccional Goiás, bem como será montado um blog para que os textos confeccionados pelos participantes da oficina sejam expostos, demonstrando assim a evolução dos mesmos, bem como todos os eventos que estejam ocorrendo no Espaço Cultural Naly Deusdará.  

 

Publicação e organização (literatura):


Bar do Escritor. Diversos autores. Fanzine independente, 2007, 2800 exemplares, organização Giovani Iemini. - distribuição nacional e internacional, além das bibliotecas comunitárias do MEC.


Bar do Escritor. Diversos autores, LGE Editora, 2009, organização Giovani Iemini, produção Cristiano Deveras. - Antologia que reúne, em 380 pgs, os autores da comunidade Bar do Escritor do Orkut.


Tá na Rede, Cristiano Deveras, Editora Kelps 2009. 84 p. – Integrante da Coleção “ Goiânia em Prosa e Verso”, da Prefeitura Municipal.

 

Festa Surpresa Vol II, Diversos Autores, Editora Via Literária 2010. 114 p. - Textos escolhidos no Prêmio Literário “Cidade de Porto Seguro” – 2009.  

Jantar às 11, Cristiano Deveras, Poligráfica Editora, 2010. 112 p.  –Vencedor da Bolsa de Publicações “Hugo de Carvalho Ramos”, da União Brasileira de Escritores, seção Goiás –2006. 

Bar do Escritor Edição Nº 2 Brand. Diversos autores, LGE Editora, 2010, organização Cristiano Deveras e Giovani Iemini. –2º antologia da comunidade Bar do Escritor, lançado na Festa do Livro de Paraty de 2010.

Antologia Chuva de Poesia. Diversos autores, Kelps, 2010, 44 p. 

XI Prêmio Escriba de Poesias  / Secretaria Municipal de Ação Cultural Piracicaba – SP, Equilíbrio, 2010. (Coletânea) 80 p. 

 

Publicações na Internet 

Revista Bula      

http://www.revistabula.com/colunista/cristiano-deveras                       

http://www.revistabula.com/posts/contos/as-time-goes-by-                       

http://www.revistabula.com/posts/contos/decada


Portal UBE-GO

http://www.ubebr.com.br/post/conto/dos-oficios-ofidicos-e-seus-males-cristiano-deveras


Entrevista: 

Programa Raízes Jornalismo Cultural 2012

 

Palestra: 


http://blog.clubedeautores.com.br/2010/08/flip-2010-dia-2-clubenaflip.html" target="_blank">Clube de Autores (Flip 2010) 

Clube de Autores (Flip 2011) 


Outras atividades


Encontros do BdE em SP, RJ, Paraty – RJ, Bsb, Bh.

Organização e montagem de saraus noturnos durante as FLIPs 2010 e 2011


Bar do Escritor


Organizador e Auxiliar de Produções do Bar do Escritor, criado em 03 de agosto de 2005,  originalmente uma a comunidade de literatura no Orkut, o Bde expandiu-se e tornou-se também um blog coletivo (com 27 colunistas e convidados mensais, tendo alcançado mais de 1000 tópicos) e um ezine (eletrônico-fanzine) já com 49 rodadas literárias editadas até por pessoas como o poeta Nicolas Behr e o escritor Gustavo Dourado.

Hoje o BdE possui mais de 4050 membros, tendo conquistado o seu espaço entre as publicações virtuais de literatura e o respeito dos autores iniciantes.

O Bar do Escritor foi matéria dos programas: Olhar Digital da Rede TV, em 2007 (http://olhardigital.uol.com.br), Letra Livre da TV Cultura, em 2008, (http://www.tvcultura.com.br/letralivre) e Repórter Brasil da TVBrasil, em 2010, (http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil), este por ocasião da participação na FLIP 2010 (Festa Literária Internacional de Paraty – RJ).

 

(Biografia atualizada em 27 de agosto de 2014 - Org. Clara Dawn)