Nasceu na cidade goiana de Piracanjuba, antiga Pouso Alto, no dia 15 de julho de 1936, filha de Gilberto de Santana Xavier Nunes e de Dinazília Alves de Amorim Nunes.

Iniciou seus estudos em sua terra natal e transferiu-se para Goiânia, concluiu o ginásio no Colégio Santa Clara. O segundo grau, no Colégio Santo Agostinho e graduou-se em História e Geografia, pela Universidade Católica de Goiás.

Participa ativamente do movimento agropecuário e foi a primeira mulher, em 2000, eleita para ocupar a Secretaria da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura do Estado de Goiás, conseguindo criar o Museu Agrário no parque Agropecuário de Goiânia.

Professora universitária por muitos anos, pertence ao Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, e à Academia Piracanjubense de Letras e Artes. Foi uma das fundadoras e sócia da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica de São Paulo e aposentou-se como professora da Universidade Federal de Goiás.

Obras publicadas: História de uma oligarquia: Os Bulhões, editora Oriente, Goiânia, 1974; História de Goiás, parceria com professor e padre Luiz Palacin, editora da UFG, 1975; Monte Alegre nos tempos do café à Faculdade de Medicina, edição da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (São Paulo) – editora da USP.