Nasceu na Bahia, no ano de 1930. Tem curso de especialização em Língua Portuguesa nas seguintes instituições: Universidade Federal de Santa Maria, RS, Universidade de São Paulo e Universidade Católica de Pernambuco. Educadora, durante vários anos exerceu os cargos de diretora, supervisora, Secretária Municipal de Educação e chefe de Departamento do Curso de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia do Vale de São Patrício, em Ceres. Recebeu o título de Cidadã Ceresina, onde foi pioneira da educação, exercendo várias funções durante 48 anos, nos contextos da educação infantil, ensino fundamental e universitário.

Um fato importante aconteceu "em 12 de abril de 2006, minha mãe, amorosa e corajosamente, doou um de seus rins para mim. Eu estava fazendo diálise e não adiantava mais. A princípio, porque ela era hipertensa, os médicos não queriam fazer o transplante, mas ela insistiu com eles e resolveram aceitar. Então, já com 76 anos, ela me deu a vida pela segunda vez. O transplante ocorreu no Hospital do Rim e Hipertensão em São Paulo, com a equipe do Dr. Medina e foi um sucesso provando que  ela tinha razão quando disse que iria dar certo". Vannúzia Leal - filha de Nair  

Obra – História e Histórias da Colônia Agrícola Nacional de Goiás: meu rincão por adoção, 1990; Flagrantes da Vida, contos, 1991; A Imigrante, romance, 1995; Ora, Hora, Senhora, contos, 2001.